Como Fazer um Pincel de Bambu

Para fazer pincéis de bambu vamos ao bambuzal e escolhemos uma vara de bambu com um diâmetro parecido ao diâmetro de seu dedão. Usando uma serrinha (5), a cortamos na base, tiramos os galinhos com as folhas (1) e cortamos a vara a 2, 4 ou 6cm acima de primeiro nó (2), deixamos um nó sem cortar e cortamos novamente a 2, 4 ou 6cm acima do segundo nó (3). Na mesma vara, podemos repetir este procedimento até cortá-la por inteiro. Assim teremos várias pinceis com diferentes diâmetros.xx-1axx-2

Para os pinceis ficarem com certa flexibilidade, é aconselhável deixá-los num vidro com água (12). Podemos colocar o nanquim num pote largo para carregar o pincel facilmente (13). Tem nanquim de vários preços e tamanhos, recomendo começar pelo escolar. Mas compre pelo menos 50ml para começar, depois vai querer comprar médio litro da marca Talens (14).

O nanquim pode ser usado sobre todo tipo de folha, papel para aquarela, cougê, papel de arroz, sulfite, etc. Veja com qual papel você se sente mais livre e feliz.

xx-1

Experimente jogar água com o borrifador (15) sobre a folha, antes ou depois de dar uma pincelada com o pincel de bambu cheio de nanquim. Divirta-se!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios