Instalações

Conversation
2011, Dimensões variáveis
Instalação cinética, eletrodomésticos e componentes eletrônicos

DSC_0049a DSC_0048a DSC_0093a DSC_0038a
Fotos: Deise Pessi

Duas enceraderas penduradas do teto e amarradas entre sí “conversam e dançam” enquanto uma câmera as filma. Trabalho apresentado na exposição Individualcoletivo

Hi!
2012, Dimensões variáveis
Vídeo interativo, arduino, computador, sensor ultrasónico
Vídeo: http://youtu.be/vNev4Kn2Y-E

vid coloquio_000061 vid coloquio_000237 vid coloquio_000367 vid coloquio_000391

Uma animação interativa é projetada no fundo da sala. Um sensor mede a distância das pessoas que entram na sala fazendo cada passo da pessoa se transformar num quadro da animação. À determinada distância a animação dá a bienvenida à pessoa que está entrando na sala.

Massagem
2010, Dimensões variáveis
Instalação sonora, madeiral e componentes eletrônicos
Vídeo: http://youtu.be/udD0eO82374

massagem3a IMG_4452a massagem1a massagem2a IMG_3044b masagem controlea

Instalação sonora interativa feita com um microcontrolador (Arduino), dois potenciômetros e 10 alto-falantes pendurados do teto, a uma altura de 1,45m, em forma de círculo de 120 cm de diâmetro. Cada alto falante emite uma nota inserida numa sequência de 10. O som de cada nota é similar a de um piano de brinquedo.Um painel de controle é fixado na parede com dois parafusos uma altura de 1,30 m. Mexendo nos potenciômetros o fruidor pode alterar as características do som na tonalidade e na velocidade do “giro” das notas, completando um ciclo de 10 notas (uma por alto-falante) em um minuto ou em milésimas de segundo.Porém o painel de controle não está ao alcance da pessoa que fica no centro do círculo (a massageada), o que faz necessário a presença de uma outra pessoa (o massagista) para manipular os controles e assim variar o som. O painel de controle é alimentado por uma corrente de 9 volts de um transformador ligado numa tomada de 110/220 volts. Deste saem 11 fios de baixíssima voltagem para os alto-falantes.

Corda InSonora
2010, Dimensões variáveis
Instalação sonora, corda parafusos e adesivo
Vídeo: http://youtu.be/GZ7Z7E93f9A

corda insonora72 IMG_8874 corda insonora72 IMG_8877 corda insonora72 IMG_8878    

Instalação sonora interativa feita a partir de uma corda de 3 a 15 metros de longitude que é colocada no espaço expositivo aproveitando caraterísticas da arquitetura. Ela pode ser fixada na parede ou painel por meio de parafusos ou se amarrar a elementos firmes existentes no espaço. Pode ficar tanto na vertical ou em diagonal, como na horizontal, ficando alguma parte da mesma a uma altura adequada para a manipulação do público. Por exemplo, pode se adaptar a espaços de circulação como corredores ou escadas, ficar próximo de paredes ou em vãos de doble altura.
Junto com a corda, na parede, é colada uma indicação (15x50cm) sobre como usa-la. Esta indicação é precisa mas não totalmente compreensível, tendo como intenção indicar um caminho para a experimentação de como é possível tirar som da corda e de escuta-lo.
Sendo um trabalho sonoro, a indicação mostra os passos que o artista efetuou para a obtenção do som. Porém nesse procedimento existe um tempo de experimentação. Assim o processo na elaboração do trabalho é colocado na indicação com desenhos simples que, parecidos a símbolos, requerem de uma interpretação. No jogo de interpretar-interagir, o fruidor se coloca, como antes o artista o fez, num processo criativo.


Irritator
2011, 39x27x6cm
Objeto sonoro, madeira, pele artificial e componentes eletrônicos
Vídeo: http://youtu.be/-Lxl7BD7JAc

IRRITATOR1 72dpi IRRITATOR2 72dpi

Objeto Sonoro interativo feito com um microcontrolador (Arduino), dois potenciômetros, dois alto-falantes e estrutura de madeira coberta por pelo artificial. O som que emite pode ser comparado ao das alarmas de carros, sirenas, de antigos videogames, ou a de insetos como grilo ou cigarra. O fruidor pode ligar ou desligar o aparelho, e girando os potenciômetros mudar as características do som, na sua tonalidade e velocidade. A intensidade de volumem é similar ao de uma alguém falando para um grupo pequeno de pessoas.

Mixer Talk
2009, 35x50x17cm
Instalação sonora, madeira, mixer liquidificador, comopnentes eletrônicos
Video: http://youtu.be/DP04khNnZXE

mixerIMG_5279mil mixeIMG_5272mil mixerIMG_5273mil

Um microcontrolador (Arduino) faz ligar e desligar dois mixers (liquidificadores) numa seqüência tal que simula uma conversa. O dispositivo consta com um sensor de presença que ativa o sistema e o controlador liga os motores alternadamente por 25 segundos, logo faz uma pausa de 10 segundos e, se tiver presença na frente, recomeça com a mesma seqüência. Os mixers estão colados sobre uma pequena plataforma circular, o que lhes permite girar uns centímetros cada vez que são ligados, simulando um gesto corporal relacionado à conversa.

Imaquinário
2006, Dimensões variáveis
instalação cinética, sonora
Vídeo: http://youtu.be/LXytn3AG4DY


DSC07939b DSC07932b DSC08266b DSC08268b

Devaneio
2006, Dimensões variáveis
Instalação cinética, cadeira, madeira e partes elétricas

 Vídeo: http://youtu.be/QuW7MVOzpAA

DSC06318a DSC06319a

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s