Sobre um Olho Mágico

Com certeza o mesmo cavalo não é visto igual por aquele que o está desenhando, cuidando ou apostando nele. Tem várias formas de olhar.

“ …em geral, nos processos mais simples de sensibilidade já dominam as paixões, como o temor, o amor, o ódio e inclusive essa paixão passiva, a preguiça.” Nietzsche

Pior que o olhar dominado pelo temor, ódio, ou cegado pelo amor, é o olhar preguiçoso. Aquele olhar que faz um resumo superficial da pessoa ou da coisa vista. Aquele que apenas dirá: “um cavalo”. Muito diferente do olho de quem está desenhando o cavalo, que pensa na sua estrutura, volume, claro-escuro, perspectiva etc. E quando detalha o último casco vê como o animal está descansando uma de suas patas e de ai a pouco se dá conta que há um rodízio de descansos, e que talvez por isso o desenho tenha ficado desequilibrado.

Mas nem todo mundo tem paciência, habilidades, ou interesse, ou sim tem, mas o que não sobra é tempo para desenhar um cavalo. Seria mais fácil tirar uma foto dele. Aliás a fotografia pode ser uma forma de preguiça do olhar. Síndrome do turista japonês, aquele que tira uma foto para não perder tempo e não atrasar o roteiro da viagem e para curtir a vigem em casa. Mas a fotografia está cada vez mais próxima do olhar. No celular, no notebook e no facebook, nas milhões de câmeras manoseadas por milhões e milhões de pessoas.

Proponho aqui a experiência de olhar as pessoas e as coisas com outra perspectiva, a criada por um olho mágico, aquele ancestral da câmera de segurança, aquele que permite ver ao entregador pizza antes de abrir a porta. Esta gambiarra permitirá ter em sua câmera por baixíssimo custo, uma lente grande angular (ou olho de peixe) de quase 180º.olho mágico

I – Compre um olho mágico (1) e tire a parte que não tem lente, a que iria do lado da porta que dá para seu apartamento.

II – Use papelão para fazer um adaptador (2). Adapte o olho mágico com fita crepe (3) na lente de sua câmera. Cuide para não riscar a lente da sua câmera. Qualquer câmera serve (4).olho mágico2III – Tire fotos, por exemplo, ficando bem perto dos narizes de seus amigos e familiares. Use o zoom. Use o compensador de exposição colocando ele para o menos, se a foto ficar muito clara.

IV – Crie um novo álbum no facebook e compartilhe com seu amigos

Este slideshow necessita de JavaScript.


Mis amigos narigones!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s