Tecnologia bizarra

O Arduino não é um senhor de 60 anos que sabe de eletrônica e executa os projetos de artistas, como pensei a primeira vez que ouvi esse nome, do Tiago Romagnani, artista de Florianópolis que trabalha com arte-tecnologia. Arduino é um microcontrolador, é um open-source software e hardware, é uma placa que cabe na palma da mão e pode ser comparada a um computador, uma maravilha tecnológica. Com seu baixo custo e facilidade de uso e por ter uma vasta informação disponível em internet, está revolucionando o campo das artes e do design. Ele é usado para fazer protótipos, criar objetos e ambientes interativos.

Para explicar como funciona peguei um exemplo que achei muito engraçado do site www.instructables.com.

Este é o Fart Operated Random Channel TV Remote, sim sim, isso mesmo, um controle remoto randômico operado por meio de puns. Imagine a seguinte cena, todo mundo na sala assistindo um filme, de repente, do nada, a TV muda de canal, foi o Fart Operated Random Channel TV Remote agindo, mas não espontaneamente, alguém na sala soltou um pum….

Primeiro o Schmidtn, criador desta engenhoca fabulosa, teve que medir, usando o próprio Arduino (1), as pulsações que a luz infravermelha (2) que seu controle remoto emite quando aperta determinados canais. O resultado é uma lista números.

Logo faz um circuito com um sensor de gás metano (3), uma luz infravermelha (4) e, é claro, o Arduino (1).02 arduino internet (2)

Conectado o Arduino ao computador com um cabo USB, Schmidtn programa o Arduino para mudar de canal. O programa basicamente diz o seguinte: Tem um sensor de metano na entrada 1. Tem uma luz infravermelha na saída 2. Leia o sensor de metano. Se o sensor tiver valor maior que 1 (ou seja se o sensor detectou um pum (5)) então ligue a luz infravermelha num valor qualquer dessa lista (aquela lista das pulsações do controle remoto original).

Uma vez a programação testada, ajustada e aprovada o Arduino com o sensor e a luz infravermelha ficam ligados com uma bateria de 9 volts (6) em algum lugar da sala, assomando uma pontinha entre a estatueta de buda e vaso de flores artificiais, esperando alguma flatulência para mudar de canal….

Agora, isto que pode começar como uma brincadeira, poderia se transformar numa ferramenta de muita utilidade. O gás metano também é o gás de uso doméstico. Com o Signore Arduino é possível criar um mecanismo, que ao detectar uma perda de gás na cozinha, pode ativar uma alarme, ou ligar um exaustor, ou fechar uma válvula, ou enviar uma mensagem para um número de celular, ou tudo isso ao mesmo tempo!

Links:

Arduino:
http://www.arduino.cc/

Instructables:
http://www.instructables.com/id/Fart-Operated-Random-Channel-TV-Remote/

Tiago Romagnani:
http://tiagoromagnanisilveira.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s