Tutorial de Stopmotion

Para fazer uma animação em Stopmotion

1 – Configure sua máquina fotográfica na menor definição que tiver: VGA, 640x480px. E para tirar fotos sem o flash.

2 – Coloque a câmera num tripé. Se não tiver tripé grude ela com fita crepe numa superfície firme.

3 – Tire um monte de fotografias. Para fazer um segundo de animação precisamos de 10 fotografias, o que se diz 10 fps (10 frames per second, em português 10 quadros por segundo, sendo um quadro uma fotografia ). Isso quer dizer que para fazer um minuto de animação calculamos: 60 segundos vezes 10 fps = 600 fotografias.

Tente começar com movimentos simples. O movimento linear de uma pessoa se deslocando na frente da câmera pode ser feito de seguinte forma:

a) enquadre a pessoa de corpo inteiro no canto direito da foto.

b) tire uma foto.

c) peça à pessoa se deslocar 15 cm indo para a esquerda do enquadramento.

d) tire outra foto.

e) repita o procedimento até a pessoa sair de cena.

Se pedimos a pessoa que sempre fique de pés juntos para tirar a foto, na animação parecerá que ela está se deslocando sem fazer esforço. Se ela pular no momento em que é tirada a foto, na animação parecerá que está voando. Se quiser que o movimento da pessoa seja mais rápido então aumente a diferença do deslocamento entre foto e foto, por exemplo a 30cm. Se quiser fazer um movimento de aceleração, aumente a diferença de deslocamento gradualmente.

4 – Logo de ficar exausto de tirar tantas fotografias, baixe-as para seu computador numa pasta chamada, por exemplo, Stopmotion1 (a primeira de muitas!).

5 – Agora precisamos de um programa para juntar as fotos e transformar num vídeo. Se você tiver Windows, o programa mas simples de utilizar é o JPGVideo. Este programinha de 446 KB pode ser baixado de graça na internet procurando por “jpgvideo.zip”. Descomprima o programa e instale-o.

Untitled-2 Untitled-3 Untitled-4

6 – Abra o programa JPGVideo e clique em “Configure”. Em “JPG Directory”, clicando nos 3 pontinhos procure aquela pasta onde colocou o trilhão de fotos, a Stopmotion1. Em “Output”, clicando nos 3 pontinhos escolha a mesma pasta. Mais para baixo onde diz “Frames per Second” coloque 10. Aperte em “OK”. Aperte em “Run”. Escolha o “Codec” para comprimir o vídeo, por exemplo: “Mocrosoft Video 1”. Coloque 90 na barrinha “Quality”. Aperte em “OK”. Aí o programa vai juntar toda as suas fotinhos colocando-as em sequência para formar o vídeo. Pode ser que demore muito, nesse caso cancele e veja se na pasta onde colocou as fotos não tem fotos em outras definições como por exemplo aquelas que tirou do aniversário da sua tia. Se for assim coloque todas as fotos que não estiverem em baixa resolução noutra pasta qualquer e tente de novo com o JPGVideo.

Untitled-6   Untitled-5

7 – Seguindo estos passos, o programa vai criar na pasta Stopmotion1 um aquivo de nome jpgvideo.avi. Se tudo der certo, fazendo duplo clique nele você verá sua animação, e com certeza vai achar que durou pouco tempo e que tudo aconteceu muito rápido. A solução é fazer outra animação tirando ainda mais fotos!

8 – Para colocar créditos, trilha sonora ou efeitos especiais pode usar o programa de edição de vídeo que vem com o Windows.

9 – Coloque seu vídeo na internet e compartilhe com seu amigos. Tente participar de festivais como o Animamundi ou o Festival do Minuto. Sorte!

Notas

1 – Se você já tiver experiência com programas de edição de vídeo como o Sony Vegas ou o Premiere, antes de colocar a sequência de fotografias na linha do tempo deve configurar a duração em segundos ou em quadros de cada “Still”. Se o vídeo estiver em 30 fps cada “still” ocupará 3 quadros.

2 – Se você tiver uma câmera profissional configure ela para tirar fotos em “M”, fixe o ISO num número determinado e use o foco manual. Se achar a definição VGA muito pouco, o máximo que se trabalha em vídeo é em Full HD (1920x1080px).

Se sua câmera for Canon pesquise sobre o programa Magic Lantern e tente fazer um Time Lapse (google it!).

3 – Para esclarecimento de dúvidas ou para mostrar resultados felizes envie um e-mail a: deloscampos@gmail.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s